Tem sido exaustivamente falado sobre os novos desafios que a pandemia trouxe para a gestão das empresas e equipes, para a manutenção da produtividade e entrega ao cliente e para a promoção do trabalho em equipe.
Muito se fala hoje no contexto VUCA - Volátil, Incerto (do Inglês “Uncertain”), Complexo e Ambíguo. Esse contexto parece assustador, pois a necessidade de se lidar com um Novo com estas características não parece nada fácil.
Contudo, esse contexto pode ser minimizado, se gestores e equipes perceberem que, apesar de isolados, podem estar muito mais conectados. Para tanto, há que se desenvolver uma gestão próxima, acompanhando tarefas e produtividade com processos claros e ferramentas digitais, através de reuniões diárias e rápidas. Algumas ações nesse sentido certamente minimizarão essas dificuldades e o nível das relações dentro das empresas terá dado um salto qualitativo em direção à sua maturidade.
Neste momento e daqui para frente, quais os desafios principais de todas as empresas? Certamente já é e será o trabalho remoto e a transformação digital. O diferencial entre elas será o modo como essa gestão será feita: se de forma inovadora e eficaz ou mantendo valores antigos como o microgerenciamento e controles excessivos (grande causador de desmotivação e inibição de talentos).
A equipe, juntamente com seu gestor, deve refletir sobre os seguintes pontos:
* Nossos processos de trabalho estão coerentes com o trabalho remoto?
* Como nos manteremos produtivos e engajados?
* Como manteremos as entregas?
Porém, por mais que se fale, é necessário enfatizar pontos que às vezes parecem óbvios, mas que são deixados de lado. É necessário pensar assertivamente e descomplicar. Líderes e equipes devem focar nos objetivos. Agora, mais do que nunca, o mais importante é conseguir produzir e entregar, cumprir objetivos. Confiar, delegar, monitorar e apoiar parecem ser agora cruciais nos processos de gestão remota.
A adoção de algumas práticas simples facilita todo esse processo:
* Cuidar para que a comunicação sobre os objetivos corporativos e individuais estejam claros;
* Manter regras e políticas explícitas (transparência);
* Colocar todos da equipe na mesma página;
* Adotar ferramentas interativas que melhoram a produtividade;
* Realizar reuniões produtivas onde haja um facilitador, mantendo o foco;
* Acompanhar performances e dificuldades individuais.
“O propósito precisa pulsar em tudo que envolve as demandas que precisam ser entregues” (Práticas Ágeis Para Gerenciamento Remoto - e-book MJV).
Aliado a todos esses aspectos de gestão moderna como confiança, delegação, monitoramento e apoio, é necessário que as empresas estejam antenadas nos aspectos legais de todo esse movimento. É muito importante ter clareza do que é permitido, do que é obrigatório, se há penalização por algum descumprimento e quais as opções que a lei prevê.
O Governo Federal ofereceu várias soluções emergenciais para empregados e empregadores, proporcionando um fôlego financeiro às empresas, minimizando demissões em massa, como, por exemplo, redução proporcional do salário e jornada (com a contrapartida do governo), suspensão do contrato de trabalho, também com direito ao pagamento emergencial, redução das alíquotas do sistema “S” em 1,25%, parcelamento do FGTS, férias antecipadas, negociações individuais, etc.
Neste contexto, a palavra de ordem é COLABORAÇÃO. É uma grande chance para amadurecer as relações trabalhistas, para que se possa manter bons resultados e, consequentemente, os empregos. Afinal, não há empregado sem empregador e não há empregador sem empregado.
É muito importante que quaisquer que sejam as ações que a empresa escolha tomar, tudo deve estar alinhado à sua cultura, para que não haja atritos e consequente impacto na imagem da empresa como boa empregadora e, principalmente, com o menor impacto possível para o cliente.
Se você é empresário e ficou preocupado ao ler este artigo por não ter um RH próprio que te apoie nestas soluções, mas gostaria de ter boas práticas em gestão de pessoas, nós podemos te ajudar. A Mensen não é “mais uma consultoria de RH”. Ela é diferente, entende as necessidades de crescimento do seu negócio e é expert em agregar valor através das pessoas, sem que sua empresa comprometa o capital de giro. Entre em contato para conhecer como atuamos e as diferentes propostas.
Comments